sexta-feira, 22 de julho de 2016

As Notas do Saber - The Notes of Learning

Há algum tempo, já sabíamos da preferência do Igor por desenhos com música, apenas música. Mas nunca iríamos imaginar que essa preferência ia ser fundamental no seu desenvolvimento da fala. Eu havia parado de conversar em Português com o Igor quando percebi que seu atraso da fala não era apenas por causa de outros idiomas falados em casa: Inglês e Ucraniano. Portanto, hoje estamos focando seu aprendizado através da música. Ele assiste a desenhos com músicas, onde ele aprende palavras faladas e visualizadas de uma maneira divertida. O elemento chave desse processo é a nossa participação, porque, como toda criança, ele precisa da nossa aprovação. Ele tenta repetir as palavras, canta junto com o desenho, e assim, ele nos olha esperando um "muito bem" ou espera que nós nos unimos a ele na canção. E foi dessa forma que ele aprendeu algumas palavras, como as cores, partes do corpo humano, animais, frutas, objetos e verbos.

Anteriormente, a musicoterapia era usada em muitas populações para melhorar o desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Além disso, pode ajudar a promover o bem-estar através do controle do stress, melhorar a memória e a comunicação.

Um estudo de 2004 do Journal of Music Therapy verificou que a música, em intervenções utilizadas com crianças e adolescentes do Transtorno do Espectro Autista, pode melhorar comportamentos sociais, aumentar o foco e atenção, aumentar as tentativas de comunicação (vocalizações, verbalizações, gestos e vocabulário), reduzir a ansiedade, e melhorar a percepção corporal e coordenação.

Vocês podem ver no vídeo abaixo a felicidade estampada no rosto do Igor! :) 



English Version: 

For some time, we knew Igor's preference for cartoons with music, only music. But we would never imagine that his preference would be crucial in his speech development. I had stopped talking in Portuguese with him when I realized his speech delay was not only because of other languages spoken at home: English and Ukrainian. Therefore, nowadays we are channeling his learning through music. He watches cartoons with music, where he gets spoken words visualized and presented in a fun way. The key element of this process is our participation, because, as every kid, he needs our approval. He tries to repeat words, sing along, and this is when he looks back to us to say "good job" or join him in singing the song. So he learned a few words as colors, body parts, animals, fruits, objects and verbs.

Previously, music therapy has been used to support emotional, cognitive and social development in many populations. Music therapy may help to promote wellness by managing stress, enhancing memory, and improving communication.

A 2004 study from the Journal of Music Therapy found that music in interventions used with children and teen with Autism Spectrum Disorder can improve social behaviors, increase focus and attention, increase communication attempts (vocalizations, verbalizations, gestures, and vocabulary), reduce anxiety, and improve body awareness and coordination.

Check the video above where you can see happiness in his eyes! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário